top of page
Foto do escritorDario Alexandre

Como fazer cálculos na Execução Penal

Como fazer cálculos na Execução Penal

Não vou mentir para você e dizer que fazer cálculos em Execução Penal é muito fácil. Na verdade, esse é um tema bastante desafiador na prática penal, até para os advogados mais experientes.

Contudo, se você já atua ou deseja atuar no nicho da Execução Penal, precisa dominar a realização dos cálculos e, por esse motivo, eu, Cris Dupret, quero te ajudar a entender melhor sobre cálculo de benefícios como a progressão de regime e o livramento condicional.

Continue a leitura logo abaixo.

CONHEÇA O CURSO DECOLANDO NA EXECUÇÃO PENAL  (CLIQUE AQUI) – 18 módulos de aulas em vídeo, Banco de peças, de jurisprudência e de modelos. Grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil!!!

Considerações iniciais sobre cálculos na Execução Penal

Geralmente, os principais cálculos a serem realizados na execução penal são referentes a progressão de regime e o livramento condicional.

O pedido deve ser feito de forma simples endereçado ao juiz da vara de execução penal. E caso seja negado, o recurso cabível é o agravo em execução nos termos do artigo 197 da Lei 7.210/84, pertinente a toda e qualquer decisão do Juiz da Execução.

Segue quadro contendo natureza do crime, condição do apenado e percentuais de acordo com a Lei nº 13.964/19:

Como fazer cálculos na Execução Penal

Inicialmente, você precisa verificar alguns pontos no caso concreto, quais sejam: qual o crime objeto da condenação, qual a pena aplicada, reincidência ou primariedade, desde quanto está preso, qual a data da última prisão, se cometeu falta grave, se estudou ou trabalhou durante o cumprimento da pena.

Após, você precisa seguir as etapas do cálculo:

  1. Individualizar as infrações penais (verificar todos os crimes cometidos)

  2. Encontrar o percentual ou fração de cálculo (verificar quando o crime foi cometido e o quantum aplicável)

  3. Verificar se há detração ou remição (verificar se houve prisão preventiva e se o apenado trabalhou ou estudou)

  4. Conferir a data-base (verificar se houve falta grave)

Se você já é aluno aluna do nosso Curso Decolando na Execução Penal, você tem acesso ao escritório virtual, onde você encontrará a ficha de atendimento online personalizada e a calculadora online que facilita a vida dos advogados e advogadas que atuam nessa área.

Eu quero te apresentar duas fórmulas que existem para você fazer esse cálculo, demonstrar qual delas é mais benéfica na defesa do seu cliente e qual é utilizada pela nossa jurisprudência majoritária.

A primeira forma é pegar a pena total convertida em dias, abater os dias remidos (ou detração) e vai multiplicar pela fração ou percentual encontrado.

A segunda forma é pegar a pena total convertida em dias, multiplicar pela fração ou percentual encontrado e só no final é que você abaterá os dias remidos.

Desde logo já te digo que a segunda forma é a mais benéfica, ou seja, é a forma que você aplicará nos casos concretos, além de ser a forma majoritária em nossa jurisprudência.

Nesse caso, a ordem dos fatores ALTERA o produto!

Portanto, para calcular a progressão de regime, por exemplo, você irá seguir o seguinte passo a passo:

Passo 1) Converta o total da pena em dias

Passo 2) Multiplica pela fração ou percentual

Passo 3) Diminui o tempo de detração/remição

Exemplo: Pena de 15 anos, 2 meses e 15 dias, crime não hediondo. Data-base: 15/02/2015. 100 dias remidos

Cálculo: 5550 dias x 1/6 (925 dias) – 100 = 825 dias

Resultado: A progressão se daria em 20/05/2017

Tem muitos casos que, dependendo da forma de calcular, pode resultar uma diferença de meses ou anos. Assim, essa segunda forma de calcular é a mais benéfica e correta para a defesa!

Lembrando que data–base é o dia do início ou do reinício da contagem dos prazos durante o cumprimento de uma pena de prisão, como, por exemplo, na progressão de regime.

Calculadora da Execução Penal

Com o intuito de agregar valor ao trabalho dos alunos e alunas, o IDPB desenvolveu dentro do Curso Decolando na Execução Penal, um ambiente digital que chamamos de Escritório Virtual composto pela calculadora da Execução Penal e ficha de atendimentos personalizáveis.

Essas ferramentas te oferecem tranquilidade na realização de todos os cálculos da Execução Penal e o controle de todas as informações dos seus clientes organizadas em um único lugar virtual, de fácil acesso e com atualizações diárias das notícias e decisões relacionadas ao mundo das ciências criminais.

Você ainda pode colocar um print da calculadora virtual em sua petição, deixando-a mais clara e com os cálculos visíveis para que o julgador consiga enxergar de forma inteligível como foram elaborados.

Se você está decidido(a) a atuar nesse nicho da Advocacia Criminal super promissor, você precisa de um treinamento que te faça sair do zero e decolar na Execução Penal.

E o Curso Decolando na Execução Penal foi idealizado pensando exatamente nessa necessidade para se alcançar um futuro em que você consiga viver com qualidade da sua Advocacia Criminal.

Caso tenha interesse em fazer parte da próxima turma do curso Decolando na Execução Penal, CLIQUE AQUI e participe da Jornada Começando do Zera na Execução Penal.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page