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Dicas práticas sobre atendimento ao cliente na Advocacia Criminal

Dicas práticas sobre atendimento ao cliente na Advocacia Criminal

Você se sente inseguro ao atender um cliente na Advocacia Criminal? Como proceder no momento da consulta com um cliente? Como coletar todas as informações importantes para uma boa defesa na Advocacia Criminal? Recebo muitas perguntas envolvendo o tema, e hoje resolvi trazer aqui 3 dicas rápidas e de cunho prático para você que possui essas dúvidas! Vamos lá?

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalistas com experiência de quase 20 anos nessa área. Coordeno o Curso de Prática na Advocacia Criminal no IDPB e lá ensino aos meus alunos aspectos importantes para a sua atuação na prática da Advocacia Criminal, da precificação de Honorários à atuação em delegacias e processos. O curso é constantemente enriquecido com atualizações, jurisprudência, envio de notificações aos alunos, grupo com interação e muito mais.

Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

Atender o cliente da forma correta pode impactar na sua defesa criminal

Como sempre sinalizo, vários detalhes da prática criminal, infelizmente, não aprendemos na faculdade. Por esse motivo que o surgimento dessas dúvidas e inseguranças são extremamente comuns entre os Advogados iniciantes na prática penal. Sabendo disso, venho colocando no blog conteúdos para te ajudar com dicas rápidas e orientações importantes direcionadas a várias situações da prática penal.

Muitos advogados acreditam que podem aprender esses detalhes importantes com a experiência do dia a dia, ou através de troca de experiências com colegas Advogados a mais tempo. Isso não é o recomendado, pois muitos desses detalhes da prática penal fazem toda a diferença na sua Advocacia Criminal e o ideal seria aprender o quanto antes em uma especialização, para não te gerar constrangimentos ou erros graves na prática penal.

No artigo de hoje, escolhi conversar com você sobre a importância de como atender o seu cliente da forma correta e como coletar dele todos os dados importantes para a construção da sua defesa.

É certo que, a qualidade da tese defensiva que você será contratado a elaborar, irá depender de vários fatores. Inicialmente, se já existe um processo ajuizado, você deverá consultá-lo, tirar cópias e estudá-lo, de forma minuciosa, para analisar todos os detalhes daquele caso concreto.

Entretanto, muitas vezes, o que você irá alegar ou as testemunhas que você irá arrolar, vai depender da narrativa dos fatos feita pelo próprio cliente no momento do primeiro atendimento. Portanto, a hora do atendimento ao cliente é muito importante para o que virá depois e toda a construção da defesa, em muitos casos concretos. Por isso, dê atenção a esse atendimento e realize-o da melhor forma possível, ok?

Como atender o cliente na Advocacia Criminal?

Nesse ponto, dou três dicas importantes para você adotar no momento do atendimento ao seu cliente:

A primeira dica é, caso o seu cliente dê o consentimento, grave o áudio do atendimento. Isso pode facilitar a sua prática penal, pois você poderá escutar o áudio no momento da elaboração da peça processual, te ajudando a lembrar dos detalhes do caso.

Além disso, escutando o áudio e analisando o caso com mais calma, você poderá escolher as melhores testemunhas a serem arroladas, se esse for o caso, e a adoção das melhores estratégias para a defesa.

A segunda dica, que também é bastante válida, é que você peça ao seu cliente que ele escreva a narrativa dos fatos e todos os detalhes que ele acha importante lhe contar.

Se possível, dê a ele 3 (três) dias para esta tarefa. É óbvio que, se você não tiver esse tempo disponível, por conta de prazos processuais a serem cumpridos, peça urgência.

E se houver tempo, peça que ele escreva em um dia e leia no dia seguinte. Desta forma, ele pode lembrar de outros detalhes importantes que, enquanto escrevia, não veio a sua memória. Lembrando que, muitos desses detalhes podem ser de extrema importância para o caso, como em uma prova documental ou testemunhal que será produzida, por exemplo.

A terceira dica diz respeito a um atendimento de qualidade. Não esqueça que um cliente satisfeito é sinônimo de boas indicações e fidelização! De mais a mais, um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional.

Não somente por isso, mas o seu cliente é uma pessoa que está passando por um momento difícil da sua vida, seja empático sem deixar de ser profissional! Desta forma, não cometa o erro de negligenciar seu relacionamento com o cliente. Seja paciente e atencioso no atendimento ao seu cliente. Escute o que ele tem a dizer.

Após, procure retornar as ligações e responder os e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa.

Seja sempre diligente para não permitir nenhuma arbitrariedade administrativa para com ele, caso ele já esteja em uma unidade prisional.

Sempre mantenha seu cliente bem-informado sobre o andamento processual. Essa atitude passa uma imagem de zelo e preocupação com o caso e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas.

Assim, quando você desenvolve um trabalho diferenciado perante seu cliente, estando à disposição dele e da sua família para esclarecimentos ou dúvidas, se mostrando compreensivo com as dificuldades apresentadas, isso vai fazer com que a sua forma de trabalhar repercuta de forma positiva e você conquiste outros clientes.

Não se esqueça que a Advocacia Criminal envolve a análise aprofundada de tudo que aconteceu naquele caso concreto, seja o estudo do processo, caso ele já exista, ou da investigação que foi realizada, seja em sede policial ou se foi o caso de uma investigação defensiva. Não importa.

O essencial é que você estude o conteúdo referente ao caso, para que você possa desenvolver, da melhor forma possível, todas as suas teses possíveis a favor do seu cliente.

Bom, essas são breves dicas de como atender o cliente na Advocacia Criminal e espero assim ter te ajudado!

Fazer um curso de prática melhora o seu atendimento ao cliente

No Curso de Prática na Advocacia Criminal no IDPB, você aprenderá a fazer contato com seu cliente, além de aprender a cobrar os honorários. Você também poderá sanar diversas dúvidas, tais como:

  1. Como fazer contato com o cliente e cobrar honorários?

  2. Como se portar em uma audiência criminal?

  3. Como atuar em sede policial e acompanhar um flagrante?

  4. Como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente?

Com os conhecimentos teóricos, é bem desafiador para o Advogado Criminalista em início de carreira agir com segurança e consequentemente, conquistar mais clientes. Já com a prática na advocacia criminal, fica bem mais fácil.

O curso de prática na advocacia criminal com a Professora Cristiane Dupret é 100% on-line, com certificado de conclusão, composto por 15 módulos, mais de 160 aulas, mais de 60 horas de aula, banco com modelos de peças processuais, requerimentos em sede policial e roteiros para elaboração, modelos de contrato, de procuração e objetiva passar toda a experiência na Prática da Advocacia Criminal, além de possibilitar a atualização de profissionais da área.

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