Quanto cobrar por uma consultoria jurídica?
Os aspectos financeiros são frequentemente alvo de dúvidas, principalmente entre os advogados criminalistas iniciantes. Mas além disso, quero trazer para você o conceito de consulta jurídica, onde realizar uma consulta jurídica e uma dica prática muito importante!
Eu sou a Cris Dupret, consultora jurídica, advogada criminalista e mentora de centenas de advogados e advogadas que desejam se especializar na Advocacia Criminal e buscam uma preparação teórica e prática adequada para a sua atuação na área penal.
No artigo de hoje, apontarei alguns pontos de importância sobre o tema para você que não sabe quanto cobrar pela consulta jurídica! Já atuo nessa área há anos e vou te dar dicas bem práticas! Vamos lá?
O Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!
O que é uma consulta jurídica?
Inicialmente, acho importante definirmos o que é uma Consulta Jurídica. Na consulta jurídica, o advogado se dispõe a ouvir a questão jurídica ou uma dúvida sobre um determinado assunto.
Na consulta jurídica, o advogado pode e deve realizar perguntas sobre os detalhes da questão apresentada, no intuito de compreender melhor todos os aspectos trazidos pelo cliente, oferecendo respostas técnicas e o melhor caminho a ser tomado naquele caso concreto, que pode ser judicial ou extrajudicial.
Onde pode ser realizada a consulta jurídica?
Geralmente, o atendimento pode ser realizado no escritório (caso você tenha um), na sala de atendimento da OAB (agende na sua seccional) ou através de videoconferência.
Durante a pandemia, tenho atendido através de vídeo chamada (plataforma digital como meet ou zoom) e posso dizer que é tão eficiente quanto presencialmente.
Quanto custa uma consulta jurídica?
É claro que isso varia de acordo com o profissional. Existem alguns advogados que não cobram pela consulta jurídica, mas, fato é que, o próprio Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é objetivo ao estipular que o advogado deve evitar o aviltamento de valores dos serviços profissionais, não os fixando de forma irrisória ou inferior ao mínimo fixado pela Tabela de Honorários.
Portanto, o valor a ser cobrado pela consulta jurídica deve ser, no mínimo, o valor estipulado pela tabela de honorários da sua região.
Baixe a tabela de honorários da sua região do ano corrente e se baseie nela sempre que não tiver ideia de quanto cobrar por qualquer serviço dentro da advocacia, inclusive a consulta jurídica.
CLIQUE AQUI para baixar a última tabela disponível da OAB RJ
DICA PRÁTICA
Uma dica prática que sempre dou aos meus alunos é acordar com o cliente que o valor da consulta poderá ser abatido da entrada ou da primeira parcela dos honorários, em caso de contratação ao final da consulta.
Assim, se realizar apenas a consulta, receberá apenas por ela. Mas, se realizar a consulta e fechar o contrato, receberá o valor do contrato, com o abatimento do valor pago pela consulta.
No nosso Curso de Prática Criminal, nós disponibilizamos um modelo pronto e editável de contrato de honorários para cada uma das situações que você pode atuar. Com os modelos já prontos, é possível otimizar o tempo e entregar o contrato de imediato, deixando de correr o risco de atuar primeiro para contratar depois. Atenção: você jamais deve fazer isso!
Bom, esse assunto tem muitos detalhes, e se você ainda ficou com alguma dúvida, comente aqui abaixo!
Comments