top of page
Foto do escritorDario Alexandre

Torcedor do flamengo beija repórter ao vivo e acaba preso

Torcedor do Flamengo beija repórter ao vivo e acaba preso

Segundo reportagem do G1, sem autorização, torcedor deu um beijo em Jéssica Dias, jornalista da ESPN, enquanto ela falava ao vivo para a emissora, antes da semifinal da Libertadores, e acabou preso.

A análise penal (tipificação da conduta) e processual penal (análise da prisão) é de grande importância na seara criminal.

Seja como advogado de defesa, seja como assistente de acusação, o advogado criminalista precisa conhecer todos os detalhes dogmáticos e práticos de situações como essa.

Ao longo desse artigo, falaremos mais detalhadamente sobre o crime de importunação e sobre a prisão em flagrante e a preventiva. Então leia até o fim.

Imagem da ESPN:

Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

Xingamentos e beijos no ombro

Em depoimento à polícia, a repórter da ESPN Jéssica Dias contou que o torcedor que a beijou durante uma reportagem ao vivo no Maracanã já vinha a molestando antes de aparecer ao ar, com xingamentos e beijos no ombro.

O torcedor, que tinha ido ao estádio com o filho, foi preso em flagrante. Na audiência de custódia, o Juizado Especial Criminal manteve a prisão e a converteu em preventiva.

Na manhã da quinta-feira (8) o torcedor foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio.

Em suas redes sociais, a jornalista fez um desabafo e explicou como tudo aconteceu.

“Foi só um beijinho no rosto. Não. Não foi. Antes vieram muitos xingamentos e importunação, porque o ao vivo demorava. Pedi calma e para que ele não ficasse xingando, não precisava”, disse Jéssica.

O g1 não tinha conseguido contato com a defesa de Marcelo.

Clique aqui para ler mais

Nota de repúdio do Flamengo e da ESPN

O Flamengo e a ESPN repudiaram a atitude do rubro-negro.

“O Clube de Regatas do Flamengo repudia o assédio cometido por um torcedor rubro-negro com a jornalista da ESPN Jéssica Dias durante reportagem antes da partida desta noite. É lamentável que atos repugnantes como este, que não representam a Nação Rubro-Negra, ainda aconteçam.”

Também em nota, a ESPN afirmou que a repórter Jéssica Dias foi vítima de assédio na porta do Maracanã, onde trabalhava na cobertura de Flamengo x Velez”.

“Atitudes como essa não cabem hoje no nosso planeta, seja em um jogo de futebol ou na casa de qualquer mulher. Nossa equipe que acompanhava a Jéssica conseguiu segurar o agressor e pediu à polícia que o encaminhasse para a delegacia do Maracanã.
Jéssica, como toda mulher deve fazer, registrou boletim de ocorrência. A ESPN e a Disney repudiam qualquer tipo de agressão contra as mulheres. A empresa vai dar todo apoio a nossa repórter e esperamos que o agressor seja punido com todo o rigor que a lei permite.”

Fonte: G1

Crime de Importunação sexual e Prisão

A Lei 13.718/2018 incluiu alguns novos crimes contra a dignidade sexual no Código Penal. A importunação sexual está prevista no artigo 215-A do CP:

Art. 215-A. Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro: Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.

No caso da repórter, o beijo poderia ser considerado ato libidinoso por ter sido dado contra a sua vontade? Além disso, a análise da tipificação também precisa considerar que o crime em comento é um delito de intenção, isso significa que não basta a prática do ato libidinoso em si, mas além do dolo deve estar presente um fim especial de agir: A satisfação da própria lascívia. Apenas uma análise pormenorizada do caso em tela e de suas peculiaridades permitirá a conclusão ou não da finalidade de satisfação da lascívia.

Cabe destacar que o ato foi praticado ao vivo. O torcedor foi preso em flagrante, levado à delegacia e passou pela audiência de custódia, onde teve a prisão preventiva decretada. 

É na audiência de custódia que o juiz analisa a legalidade ou não de uma prisão em flagrante. Caso ela seja ilegal, o juiz relaxa a prisão. Sendo legal, o juiz poderá conceder a liberdade provisória ou decretar a prisão preventiva. No caso em tela, o juiz decretou a preventiva, com base nos artigos 311 e 312 do CPP.

Após a decretação de uma prisão preventiva é possível que ela seja revogada, desde que os motivos que a ensejaram deixem de existir, consoante artigo 316 do Código de Processo Penal.

Ação Penal em crimes contra a dignidade sexual

Vale lembrar que, o art. 225 do CP dispunha sobre a ação penal nos casos dos crimes contra a liberdade sexual (Capítulo I) e os crimes sexuais contra vulnerável (Capítulo II). 

Vejamos a nova redação promovida pela Lei 13.718/18:

Ação penal

Art. 225, CP: Nos crimes definidos nos Capítulos I e II deste Título, procede-se mediante ação penal pública incondicionada.

Essa lei entrou em vigor no dia 24 de setembro de 2018.

No caso concreto, a partir da acusação da repórter e testemunhas, o Ministério Público fará a denúncia contra o torcedor. Ele poderá pegar uma pena de um a cinco anos, que pode ser cumprida em regime fechado ou semiaberto, dependendo da decisão do juiz.

Para aprender mais sobre os crimes contra a dignidade sexual e a prática na Advocacia Criminal em casos como este, clique aqui e conheça o Curso Direito Penal Completo, que tem um módulo especial sobre esses crimes.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page